Especiais

"Comissionados pela Bienal do Mercosul, a dupla Cesar & Lois cria uma obra de arte viva que usa uma interface bio-digital e algoritmos de Inteligência Artificial para se comunicar com uma colônia de cogumelos pelo WhatsApp. Sendo a primeira obra do gênero, a instalação coloca as pessoas diante de uma forma de vida radicalmente diferente da nossa, propondo uma discussão sobre as dinâmicas de poder entre a humanidade e a natureza e suas consequências para o ecossistema planetário".

Exatamente no dia 02 de janeiro de 1872 chegava às livrarias da Alemanha O nascimento da tragédia a partir do espírito da música, escrito por um jovem professor de Filologia, da Universidade da Basiléia na Suíça. [...] Para relembrar a data, a Faculdade de Filosofia e o PPGFIL da UFPA e o PPGF da EFLCH/UNIFESP se unem num colóquio com a presença de convidados e convidadas do Brasil e do exterior. Em breve mais informações sobre a programação.

Por Francisco Fontanesi

Bom, caro leitor, o Halloween chegou: ao menos a data comemorativa oficial do folclore americano que inundou uma série de países mundo afora. O que é tido como algo puramente americano pode ser encontrado em uma série de variações sociais, em seus rituais culturais ligados ao sobrenatural e, mais importante, ao assustador. Mas não é do feriado americano que quero escrever e conversar contigo, caro leitor, mas sim do clássico filme John Carpenter´s Halloween (1978) e de suas releituras mais recentes, de 2018 e 2021. Na verdade, eu gostaria de lhes apresentar o que é para mim o elemento mais assustador introduzido por Carpenter e sua maravilhosa equipe de design: A Máscara Branca do assassino protagonista dos filmes, Michael Myers.

Por Stela Cristina de Godoi

No final da primeira década deste século dediquei-me com afinco à disciplina escutatória. Escutei muitas histórias do trabalho e da tortura. A narrativa operária de meados do século XX parece ser a manifestação perfeita do significado etimológico de trabalho, como “tripálium”. Ser levado para as sessões de tortura nos porões do DOPS com o “macacão ainda molhado de suor” do trabalho é a expressão máxima do “tripalium”. Uma mistura sombria de trabalho e tortura.

Por Fiona Maria, Luiz Ariel e Pedro Bournoukian Moura

A 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes tomou vida entre os dias 22 e 30 de Janeiro deste ano. O festival, já tradicionalmente conhecido na cena audiovisual brasileira, ocorreu pela primeira vez de forma completamente online e gratuita, adequando-se às recomendações de saúde e sendo um dos primeiros nesse modelo a obter grande alcance de público nacional e internacionalmente.

Por Thiago Andrade

Fui apresentado a Deus, querido amigo, e foi Mahler quem me conduziu pelo coração até Ele! Só o pôde fazer porque ele O encontrou, na meditação silenciosa perante a Natureza; nas recordações de sua infância e na agudeza de sua sensibilidade.